Pensamentos e sentimentos, condicionamentos e crenças, que trazemos como bagagem desta e de outras vidas, refletem nosso estado atual de saúde ou de desequilíbrio. O espírito impõe ao corpo e à mente sua condição e limitações. Com foco na consciência, na transcendência e na espiritualidade, a terapia transpessoal pode ser um caminho para quem busca ajuda. Tem como objetivo tratar o ser holístico, incluindo as dimensões energética e espiritual. Transcendendo as barreiras do ego, expandindo a consciência usual e explorando o sexto sentido que nos conecta as esferas sutis, ativando nossa capacidade de auto cura.
Tendo como foco o estudo dos estados de consciência, da transcendência, da espiritualidade e dos valores positivos do ser, a terapia transpessoal acredita que cada paciente é único, ou seja, a terapia transpessoal é recomendada para quem reconhece e valoriza a espiritualidade como dimensão importante da realidade existencial e utiliza também algumas técnicas:
O método psicoterápico também pode beneficiar os que vivenciam crises profundas decorrentes da expansão da consciência usual, que são muitas vezes confundidos com doentes mentais. “Pessoas de todas as idades podem participar do tratamento, o que difere é a abordagem escolhida pelo terapeuta para cada paciente e seu caso”, lembra.
A abordagem transpessoal não vê a personalidade humana como limitada. Na realidade, ela considera certos traços e atributos de caráter como uma máscara de nossa verdadeira essência. É como se as pessoas que somos perante os outros fossem apenas uma casca que transporta as nossas almas. Nesse sentido, quem somos de maneira consciente é apenas uma janela para os nossos seres transpessoais.
É por isso que a psicologia transpessoal aborda, igualmente, todos os aspectos do ser (espiritual, social, intelectual, emocional, físico e criativo), para ajudar as pessoas a se curarem e, consequentemente, se potencializarem e crescerem. Ao melhorar todas as suas capacidades internas, um indivíduo pode se tornar um poderoso agente de mudanças e transformações.
A psicologia transpessoal é um processo de autoconhecimento e auto realização, que tem como objetivo ajudar as pessoas a descobrirem o núcleo profundo de sua essência. Dentro dessa abordagem, as terapias funcionam construindo e expandindo as qualidades de um indivíduo, levando-o a aprender a utilizar os seus próprios recursos para solucionar conflitos internos e criar um senso de equilíbrio e harmonia em sua vida
Nesse contexto, os terapeutas transpessoais podem se basear em diferentes tipos de técnicas, que serão apresentadas de uma maneira que os seus pacientes possam continuar a utilizá-las além da terapia. Para que realmente sejam positivas e eficazes, é importante que essas técnicas sejam adaptadas às necessidades específicas de cada indivíduo.
A psicologia transpessoal abrange uma ampla variedade de ideias que nada têm a ver com o aspecto religioso, mas sim com a mente e o comportamento das pessoas de uma forma mais abrangente. É uma abordagem que considera toda a experiência humana, incluindo corpo, mente e espírito. Gostou de saber mais a respeito do assunto?
Aproveite para passar o conhecimento adiante compartilhando este artigo em suas redes sociais!
Preso às raízes profundas de vivências passadas, o espírito cristaliza suas mágoas, ressentimentos, relações problemáticas, preocupações, medos que o afetam e se transformam em doenças. Depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar, TOC, esquizofrenia e tantos outros rótulos psicopatológicos.